segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Genetica e Biotecnologia

WebQuest Genética e Biotecnologia



A biotecnologia, conceitualmente, é a união de biologia com tecnologia; é um conjunto de técnicas que utilizam os seres vivos no desenvolvimento de processos e produtos que tenham uma função econômica e/ou social. A biotecnologia envolve várias áreas do conhecimento e, em conseqüência, vários profissionais, sendo uma ciência de natureza multidisciplinar.
Apesar do termo biotecnologia ser novo, o princípio é muito antigo. Com a evolução da ciência em seus diversos setores, inúmeras metodologias biotecnológicas têm sido sistematizadas, aumentando seus benefícios econômicos, sociais e ambientais. Vários cientistas, com suas descobertas, tiveram grande importância para a evolução e sistematização da biotecnologia.
A partir da descoberta da estrutura do DNA, houve uma revolução incrível na área da genética e biologia molecular, surgindo, então, a chamada biotecnologia moderna, a qual consiste na manipulação controlada e intencional do DNA por meio das técnicas de engenharia genética. Por meio de tais técnicas foi possível a produção de insulina humana em bactérias e o desenvolvimento de inúmeras plantas transgênicas a partir da década de 80.
As várias técnicas relacionadas à biotecnologia têm trazido, via de regra, benefícios para a sociedade. As fermentações industriais na produção de vinhos, cervejas, pães, queijos e vinagres; a produção de fármacos, vacinas, antibióticos e vitaminas; a utilização de biofungicidas no controle biológico de pragas e doenças; o uso de microrganismos visando à biodegradação de lixo e esgoto; o uso de bactérias fixadoras de nitrogênio e fungos micorrízicos para a melhoria de produtividade das plantas; o desenvolvimento de plantas e animais melhorados utilizando técnicas convencionais de melhoramento genético e também a transformação genética.


Assim... Mãos a obra. Vamos resolver esta WebQuest

domingo, 12 de dezembro de 2010

WebQuest Biotecnologia

Olá Pessoal!!!


Acreditamos que esta atividade pode contribuir para o desenvolvimento da literatura científica baseada na compreensão de questões sociais, econômicas e tecnológicas da sociedade atual e na promoção de capacidades de pensamento e de atitudes e valores suscetíveis de assegurar aos participantes, um papel ativo, construtivo e responsável na evolução da sociedade. Acesse, tecle, pesquise, realize as tarefas e aprenda um pouco mais. Boa Atividade!